Notícias de saúde

Cientistas descobrem ligação genética entre obesidade e ovário policístico

27 de março de 2009 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indica que um gene associado à obesidade pode também aumentar os riscos de a mulher ter síndrome do ovário policístico. De acordo com os autores, o gene FTO, recentemente descoberto associado à predisposição à obesidade, é o primeiro gene relacionado com a suscetibilidade a ter o problema nos ovários.

A síndrome do ovário policístico é uma condição comum, afetando uma em dez mulheres em idade fértil. Ela é marcada por menstruações irregulares, crescimento excessivo de pelos e pode causar infertilidade. Segundo especialistas, esse problema, muitas vezes, está associado à obesidade, e o novo estudo é o primeiro a encontrar a ligação genética entre as condições.

Os pesquisadores avaliaram o tipo de gene FTO – que tem duas versões, entre as quais uma está associada ao ganho de peso – em 463 mulheres que tinham ovários policísticos e mais 1336 que não apresentavam o problema. E descobriram que o tipo de FTO associado à obesidade também aumentava os ricos de ter ovários policísticos. Segundo os autores, essa variante genética influenciaria os riscos do problema no ovário devido a seu efeito na gordura.

“Ela (a síndrome do ovário policístico) é uma condição genética que está fortemente associada com a obesidade; isso é, portanto, de enorme relevância para as mulheres, dada a atual epidemia de obesidade”, destacou o pesquisador Tom Barber. “Esses dados oferecem a primeira evidência genética que corrobora com a bem documentada associação entre as duas condições”.

Os cientistas pretendem, agora, estudar os mecanismos e as conseqüências metabólicas do ovário policístico para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.

Fonte: Society for Endocrinology. 23 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários