Notícias de saúde

Talidomida Volta a Ser Usada no Combate ao Câncer

26 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A talidomida, um medicamento contra enjôo que foi proibido na Grã-Bretanha em 1962 depois de causar deformidades em cerca de 10 mil bebês em todo o mundo, está voltando como uma droga anticâncer.

Cientistas britânicos disseram na quinta-feira que começaram a realizar exames clínicos do remédio em pacientes com câncer de pulmão inoperável, a fim de avaliar sua eficácia no tratamento contra o câncer.

A droga só pode ser usada no país para testes, seguindo controles clínicos rígidos.

Cerca de dez pacientes já começaram a tomar o remédio diariamente, acompanhando o tratamento quimioterápico. Cientistas da University College London e do hospital Middlesex esperam recrutar 30 pacientes para o estudo.

"Queremos impedir o crescimento do câncer aproveitando as propriedades da talidomida", disse o médico Siow Ming Lee, que está conduzindo a pesquisa, em entrevista à imprensa.

"Não temos certeza sobre a forma que a droga funciona, mas sabemos que ela impede a formação de novos vasos sanguíneos."

A talidomida foi criada por um cientista alemão em 1953. Foi usada nos anos 50 e início dos anos 60 como uma droga contra a náusea para grávidas, até que médicos perceberam que estava causando deformidades nos fetos porque limitava o suprimento de sangue.

O estudo de Lee está entre vários que testam a talidomida no tratamento de câncer na mama, cérebro, rins e pele.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários