Notícias de saúde
19 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O monitoramento dos batimentos cardíacos de bebês prematuros ou doentes pode prevenir sua morte por infecções bacterianas não-detectadas, informou a revista New Scientist em sua última edição.
Infecções potencialmente fatais, ou sepsias, podem passar desapercebidas pelos médicos. Bebês abaixo do peso são mais suscetíveis a elas, porque seu sistema imunológico é imaturo.
Mas Pamela Griffin e Randall Moorman, médicos da Universidade de Virgínia, em Charlottesville, descobriram que o batimento cardíaco pode ser a chave para diagnosticar o problema. Eles estudaram 89 bebês com risco de sepsia e descobriram que uma certa taxa de batimento cardíaco muito estável entre 12 e 24 horas antes dos sintomas se desenvolverem pode indicar a sepsia.
"Griffin desconfia que a análise do batimento cardíaco revela casos de sepsia que os exames de sangue deixam escapar. A detecção precoce e confiável pode alertar os médicos e permitir que eles comecem a administrar antibióticos antes", disse a revista.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também