Notícias de saúde

Meditação para controle de estresse e bem estar pode não ser tão eficaz

16 de maio de 2014 (Bibliomed). Muitas pessoas meditam com a finalidade de reduzir o estresse psicológico e problemas de saúde relacionados ao estresse. Para aconselhar as pessoas de forma adequada, os médicos precisam saber o que dizem as evidências sobre os benefícios da meditação na saúde.

Assim uma revisão das publicações médicas disponíveis tentou determinar a eficácia de programas de meditação na melhoria dos resultados relacionados ao estresse (ansiedade, depressão, stress, humor positivo, de qualidade relacionadas com a saúde mental de vida, atenção, uso de substâncias, os hábitos alimentares, sono, dor e peso) em populações diversificadas de adultos. A nova pesquisa foi publicada na revista JAMA Internal Medicine.

Depois de analisar 18.753 citações sobre o assunto, os pesquisadores incluíram 47 estudos com 3.515 participantes. Nos resultados, os programas de meditação apresentaram evidência moderada de melhoria da ansiedade, depressão, e dor, com baixa evidência de melhoria da tensão / estresse e qualidade de saúde mental de vida. Foram encontradas poucas evidências de qualquer efeito de programas de meditação sobre o humor positivo, atenção, uso de substâncias, hábitos alimentares, sono e peso.

Portanto, programas de meditação podem resultar em pequenas reduções de múltiplas dimensões negativas do estresse psicológico, mas sem o grande impacto esperado. Assim, os médicos devem estar preparados para falar com seus pacientes sobre o real papel que um programa de meditação poderia ter no tratamento do estresse psicológico.

Fonte: JAMA Intern Med. 2014;174(3):357-368.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários