Notícias de saúde

Lanche Criativo Aumenta Interesse da Criança

NOVA YORK (Reuters Health) - Para evitar que seu filho troque uma cenoura por um biscoito, nutricionistas sugerem que você solicite a ajuda de seu filho para preparar o lanche e tornar a refeição interessante, incluindo alimentos variados.

"Você tem que tornar o lanche criativo, nutritivo e competitivo em relação ao que outras mães estão colocando na merenda de seus filhos", disse Kathleen Zelman, nutricionista registrada e porta-voz da Associação Americana de Dietistas.

Zelman sugere o uso de um cortador de biscoitos para transformar um sanduíche quadrado em uma forma engraçada e usar diferentes tipos de pão ou biscoito de arroz. Ela também disse que as crianças estão mais propensas a comer frutas se elas forem cortadas em pedaços do tamanho de uma dentada.

Segundo Zelman, vegetais preparados com molhos podem ser comprados na maioria dos supermercados e fazem com que as crianças se sintam especiais, pois isso pode ser algo que elas não têm em casa.

Quanto aos doces, Zelman aconselha os pais a não complicar, usando biscoitos cobertos com chocolate, wafers de baunilha ou biscoitos em forma de bichinhos.

Marjorie Sawicki, nutricionista na Universidade Saint Louis, em Missouri, disse que preparar o lanche com a criança faz com que ela se interesse mais pela refeição.

"Um truque que funciona é deixar a criança participar do processo de decidir o que fazer", afirmou Sawicki. "Mas tenha certeza de que as opções são saudáveis", alertou Sawicki.

Ela destaca que é importante manter as porções pequenas (meia xícara ou menos), mas incluir alimentos diferentes, como iogurte ou pudim. E "espetinho" de frutas são uma maneira engraçada de incentivar seus filhos a comer uma variedade de frutas.

"Seja criativo e esteja a par de novas idéias que são saudáveis e agradáveis", disse Sawicki. "Se você começar a notar que seu filho está voltando para casa com a lancheira vazia e com a barriga cheia, você saberá que está no caminho certo."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários