Notícias de saúde

Livros orientam atividades físicas para terceira idade

19 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). O envelhecimento saudável é aquele em que cada sujeito se adapta fácil e comodamente a todas as mudanças que vão ocorrendo, tanto intrínsecas (físicas e psíquicas) quanto extrínsecas (sociais). Essa é a opinião das espanholas Pilar Pont Géis, formada em Ciências da Educação e da Educação Física, e Maika Carroggio Rubi, da área de Ciências da Informação, autoras do livro “Terceira Idade - Atividades Criativas e Recursos Práticos”, que está sendo lançado no Brasil pela Artmed Editora.

Fugindo do cotidiano e do tradicional, as autoras apresentam uma síntese de vários recursos práticos para propor nas aulas de atividade física com idosos, que vão desde jogos, danças, aeróbica, ginástica suave e massagens até exercícios de respiração e relaxamento, com montagens criativas. “Coletamos os que mais nos interessou de diferentes técnicas corporais, a fim de apresentar propostas de distintas formas de trabalho. Queremos mostrar nosso trabalho como um método completo que, sem necessidade de uma técnica apurada, é profundo e equilibrado”, explicaram. As autoras defendem que o esporte se torna lúdico, útil e gratificante se baseado nas seguintes premissas: intensidade de trabalho correta, ritmo adequado de trabalho e colocação e controle postural.

Outro livro que chega no mercado brasileiro é “Atividade Física e Saúde na Terceira Idade”, escrito por Pilar Point com a colaboração de grupo de profissionais da atividade física, medicina e alimentação, todos especialistas em geriatria. O livro, que está em sua quinta edição na Espanha, aborda as principais motivações que levam os idosos a realizarem programas de atividades físicas. “Percebemos que estas motivações são muitas e variadas, mas podem ser agrupadas sob quatro aspectos: prevenção, manutenção, reabilitação e recreação”, disse a autora.

O livro “Terceira Idade - Atividades Criativas e Recursos Práticos” possui 170 páginas e está à venda nas principais livrarias do país. Já o livro “Atividade Física e Saúde na Terceira Idade” possui 278 páginas. No Brasil, o percentual de idosos saltou de 4,7% em 1960 para 8,6% no ano 2000, segundo informações do IBGE.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários