Notícias de saúde

Quais são as características das pessoas criativas?

19 de abril de 2013 (Bibliomed). Você é uma pessoa criativa? Sabe reconhecer as características de uma pessoa que tem criatividade? Pesquisadores da Escola de Negócios da Noruega elaboraram uma lista com as características das pessoas criativas. Para tal, foram selecionadas centenas de pessoas com diferentes formações e funções, como músicos, artistas e estudantes.

A criatividade é a capacidade de encontrar novas ideias para uma determinada aplicação. Dessa forma, é uma característica importante para renovar o mundo, em todos os âmbitos. Mapeando os traços criativos da personalidade dos voluntários, bem como suas habilidades criativas, os pesquisadores sugerem que as pessoas criativas são caracterizadas por:

Orientação associativa: capacidade de serem imaginativas e lúdicas, passando pela realidade e ficção facilmente.

Originalidade: buscam formas diferentes de fazer as coisas, resistindo às regras.

Motivação: têm necessidade de realizar um objetivo.

Ambição: sentem a necessidade de serem influentes e de receberem atenção e reconhecimento.

Flexibilidade: conseguem ver os diferentes ângulos de uma situação.

Baixa estabilidade emocional: tendem a experimentar emoções negativas, frustrações e flutuações de humor, além de poderem ser pouco confiantes.

Baixa sociabilidade: tendem a não serem muito atenciosos e são obstinados e encontram defeitos e falhas em ideias e pessoas.

Entre os sete traços de personalidade, a orientação associativa e a flexibilidade são os fatores mais fortes na determinação do pensamento criativo. As demais dizem de como o emocional e os fatores motivacionais podem despertar o interesse em criar novas coisas.

Fonte: Diário da Saúde, 16 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários