Notícias de saúde

Nascimentos prematuros crescem 36% nos últimos 26 anos nos EUA

09 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Novas estatísticas do governo dos Estados Unidos confirmam que houve um crescimento significativo nas taxas de partos prematuros (nascimento antes da 37ª semana de gestação) nas últimas décadas no país, colocando cada vez mais bebês sob maior risco de mortalidade e incapacidade.

Publicado nesta semana, o levantamento indica que aproximadamente 543 mil bebês nasceram antes da hora no ano de 2006. Isso representaria uma taxa de nascimento prematuro de 12,8% no ano – 36% maior em comparação com a taxa no início da década de 80.

Os resultados indicam que essa taxa continua crescendo apesar do fato de os nascimentos múltiplos – fator de risco para o nascimento prematuro – terem começado a se estabilizarem. A taxa de nascimento de gêmeos se manteve constante nos anos de 2005 e 2006, e o de trigêmeos e de outros mais reduziu em 5% no ano de 2006.

O nascimento prematuro é a principal causa de morte no primeiro mês de vida, e os bebês sobreviventes enfrentam um maior risco de diversos problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios e alimentares, instabilidade de temperatura, icterícia, atraso no desenvolvimento cerebral e retardo mental. Por causa disso, os pesquisadores defendem políticas públicas de informação para a prevenção de fatores de risco para os nascimentos antes da 37ª semana de gestação.

“Nós estamos comprometidos a aumentar o conhecimento público sobre o nascimento prematuro, e acreditamos que há passos concretos que podemos tomar para resolver esse problema, incluindo assegurar que todas as mulheres em idade reprodutiva tenham acesso a seguro de saúde e expandir o investimento de nosso país em pesquisa sobre as causas e estratégias para prevenir o nascimento prematuro”, destacou a pesquisadora Jennifer L. Howse.

Fonte: EurekAlert. Public release. 07 de janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários