Notícias de saúde

Radiocirurgia é Eficaz Para Tratar Tumor Cerebral

NOVA YORK (Reuters Health) - A radiocirurgia - radiação direcionada a pontos determinados para tratar tumores - reduz com eficácia o tamanho de tumores que se espalharam de um local desconhecido para o cérebro.

De acordo com Satoshi Maesawa e sua equipe, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, cerca de 15 por cento dos pacientes com câncer que se disseminou para o cérebro não apresentarão origem óbvia, ou tumor primário, do câncer.

Não se sabe ao certo se a radiocirurgia para essas metástases é tão eficaz quanto para tumores cerebrais que se espalharam de um tumor primário conhecido.

Para ajudar a resolver essa questão, os pesquisadores analisaram 15 pacientes que fizeram radiocirurgia para 31 tumores cerebrais disseminados de local primário desconhecido. Cinco pacientes também apresentaram evidência de metástase em locais diferentes do cérebro.

Os pesquisadores afirmam que tumores primários foram detectados, em última instância, nos pulmões de três pacientes e no fígado de um deles, no entanto, a origem dos tumores cerebrais continuou desconhecida nos outros 11 pacientes.

De acordo com os pesquisadores, todos os 27 tumores cerebrais avaliados por tomografia computadorizada regrediram após radiocirurgia e oito tumores desapareceram completamente. Somente dois tumores cresceram novamente a uma extensão que podia ser medida.

No geral, isso representa uma taxa de controle do tumor de 93 por cento em 85 por cento dos pacientes. Metade dos pacientes sobreviveu até 15 meses após a radiocirurgia (27 meses após o primeiro diagnóstico) e três pacientes (20 por cento) sobreviveram por mais de três anos, de acordo com o estudo publicado na edição de 1o. de setembro de Cancer.

Três pacientes morreram em função da disseminação do câncer para o cérebro, mas somente uma destas mortes resultou do crescimento da metástase tratada.

Os pesquisadores destacam que outros nove pacientes morreram de câncer fora do cérebro, apesar do controle de seus tumores tratados através de radiocirurgia.

Maesawa e sua equipe concluem que a radiocirurgia fornece um controle superior dos tumores cerebrais de câncer primário desconhecido e leva a uma sobrevivência maior do que o esperado destes pacientes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários