Notícias de saúde

Níveis de hormônios indicam quando a mulher entrará na menopausa

03 de novembro de 2008 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Michigan desenvolveram um exame que mede as mudanças hormonais no sangue e, desta forma, pode prever quando a mulher alcançará a menopausa. Segundo os pesquisadores, mudanças no hormônio anti-muleriano (AMH), no hormônio folículo-estimulante (FSH) e no marcador de atividade ovariana inibina B podem indicar a rapidez com que a mulher passa por cada fase de sua vida reprodutiva.

Avaliando, por 14 anos, dados de 629 mulheres com idades entre 24 e 44 anos, os pesquisadores descobriram que o AMH cai a níveis muito baixos ou não-mensuráveis cinco anos antes do fim do período menstrual. E, nesse estágio, a mulher provavelmente tem tão poucos óvulos que sua fertilidade se torna questionável.

Além disso, quatro estágios principais de FSH, baseados nos padrões de mudança do hormônio, estariam associados com o fim do período menstrual. De acordo com os autores, “se você tem um nível específico de FSH combinado com sua idade, essa é a probabilidade que você está em uma fase reprodutiva específica”. Eles destacam ainda que esse teste poderá ajudar as mulheres a planejar melhor a gravidez tardia.

Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários