Notícias de saúde
28 de maio de 2009 (Bibliomed). Um estudo publicado esta semana na revista científica Neurology indica que as mulheres podem ter mais dificuldade de aprendizado no período que antecede a menopausa do que em outros estágios da vida. Em estudo com mais de 2,3 mil mulheres com idades entre 42 e 52 anos, pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram que mulheres nessa fase têm mais dificuldade em relação à memória verbal e na velocidade de processamento de informações.
No estudo, foram avaliadas mulheres na pré-menopausa (sem mudanças nos períodos menstruais), no início da perimenopausa (irregularidade menstrual sem lacunas de três meses), no final da perimenopausa (sem menstruação por três a 11 meses) e pós-menopausa. Elas foram submetidas a testes de memória verbal, memória de trabalho, e da velocidade de processamento.
Os resultados indicaram uma melhora na velocidade de processamento após repetidos testes durante a pré-menopausa, o início da perimenopausa e na pós-menopausa. Mas as taxas de melhora no final da perimenopausa eram bem menores. Em relação à velocidade de processamento mental, foi observada a mesma tendência – no final da perimenopausa, a taxa de melhora era de apenas 29% em relação à taxa observada na pré-menopausa.
As análises mostraram também que nesse período de transição para a menopausa, as mulheres teriam dificuldades de aprendizado em memória verbal. Nessa fase, a taxa de melhora alcançava apenas 7% do desenvolvimento que as mulheres apresentavam na pré-menopausa.
“Esses resultados de testes na perimenopausa concordam com as dificuldades anteriormente auto-relatadas – 60% das mulheres afirmam que têm problemas de memória durante a transição para a menopausa”, destacou o pesquisador Gail Greendale, da Universidade da Califórnia. A boa notícia, segundo ele, é que esses problemas parecem ser temporários.
Segundo os autores, outra fase do estudo indicou que as mulheres que tomam os hormônios estrogênio e progesterona antes da menopausa podem reduzir os problemas na memória verbal e na velocidade de processamento. Mas, após esse período, tomar os hormônios pode apresentar efeitos negativos. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação.
Fonte: EurekAlert. Public release. 25 de maio de 2009.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
Veja também