Notícias de saúde

Menopausa precoce pode aumentar o risco de problemas cardíacos

16 de setembro de 2022 (Bibliomed). Mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos correm maior risco de desenvolver problemas cardíacos, indica estudo sul-coreano.

Desenvolvido na Korea University College of Medicine, em Seul, o estudo envolveu dados de mais de 1,4 milhão de mulheres. Cerca de 28.000 mulheres tiveram menopausa precoce.

Aquelas com menopausa prematura tiveram um risco geral 33% maior de insuficiência cardíaca e 9% maior risco de um ritmo cardíaco irregular (fibrilação atrial) em comparação com mulheres que experimentaram menopausa normal, mesmo depois de contabilizar outros fatores de risco.

Os riscos para a saúde do coração aumentaram à medida que as mulheres experimentaram a menopausa mais cedo na vida, em comparação com aquelas que entraram na menopausa após os 50 anos, o risco de insuficiência cardíaca foi 39% maior entre as mulheres que entraram na menopausa com menos de 40 anos, 23% maior para mulheres de 40 a 44 anos e 11% maior para mulheres de 45 a 49 anos.

Em relação ao risco de fibrilação atrial, ele foi 11% maior para mulheres com menos de 40 anos, 10% maior para mulheres de 40 a 44 anos e 4% maior para mulheres de 45 a 49 anos.

A menopausa prematura afeta 1% das mulheres com menos de 40 anos, e, segundo os pesquisadores, essas devem estar cientes de que podem ser mais propensas a desenvolver insuficiência cardíaca ou fibrilação atrial e buscar acompanhamento médico, além de adotar hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, cessação do tabagismo e praticar atividades físicas.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehac321.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários