Notícias de saúde

Pesquisa identifica gene associado ao transexualismo masculino

28 de outubro de 2008 (Bibliomed). Cientistas australianos identificaram uma relação significativa entre um gene envolvido na ação da testosterona (hormônio sexual masculino) e o transexualismo masculino. A análise do DNA de 112 transexuais masculinos mostrou que eles são mais propensos a ter uma versão mais longa do gene receptor de androgênio, o que enfraquece os sinais de testosterona.

“Há um estigma social de que o transexualismo é simplesmente uma escolha, porém nossas descobertas sustentam uma base biológica de como a identidade de gênero se desenvolve”, disse o pesquisador Vincent Harley, um dos autores do estudo.

Um estudo anterior já indicava que certas estruturas cerebrais em transexuais masculinos são mais “como as femininas”. E o novo estudo, publicado na revista científica Biological Psychiatry, mostrou que os genes também podem estar envolvidos no desenvolvimento da identidade de gênero.

Na pesquisa, os especialistas examinaram as diferenças potenciais em três genes envolvidos no desenvolvimento sexual – o receptor de androgênio, o receptor de estrogênio e uma enzima que converte testosterona em estrogênio. E a comparação do DNA dos transexuais com o de 258 pessoas do grupo controle mostrou uma relação significativa entre uma longa versão do gene receptor de androgênio e o transexualismo.

Os autores especulam que a ação reduzida do hormônio masculino testosterona, causada pela presença da versão mais longa do gene receptor de androgênio, pode ter um efeito no desenvolvimento do gênero no útero. “Acreditamos que essas diferenças genéticas podem reduzir a ação da testosterona e ‘sub-masculinisar’ o cérebro durante o desenvolvimento fetal”, ressaltaram os pesquisadores.

Para os pesquisadores, porém, essa pode ser apenas uma das diversas explicações. Por isso, eles estão planejando outros estudos para confirmar se os resultados se aplicam em uma população maior.

Fonte: BBC News. 26 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários