Notícias de saúde

Cesariana de emergência pode causar resposta inflamatória

03 de maio de 2022 (Bibliomed). O trabalho de parto e o parto natural causam estresse no corpo da mãe, mas uma cesariana de emergência está associada a uma expressão genética ainda mais inflamatória na placenta, mostra uma nova pesquisa australiana.

O estudo, liderado pelo Laboratório de Saúde e Além da Gravidez (PHaB) da Universidade Flinders e outros pesquisadores, investigou diferenças nos marcadores de inflamação da placenta após o parto de bebês do sexo masculino e feminino envolvidos em 20 procedimentos de cesariana de emergência - em comparação com 40 placentas de parto vaginal (ou "natural ") e 10 placentas de uma cesariana eletiva em uma maternidade pública de Adelaide entre 2006 e 2018.

Segundo os autores, “o parto é um processo inerentemente inflamatório, então se você for submetida a uma cesariana planejada ou pré-parto, haverá menos ativação do inflamassoma do que a observada em uma cesariana de emergência em uma mulher que já está em trabalho de parto ou em um parto vaginal não assistido”, no artigo na revista Frontiers of Immunology. "Em partos em que o trabalho de parto está envolvido, há mais expressão de genes inflamatórios na placenta se você for submetida a uma cesariana de emergência em comparação com um parto vaginal natural”.

Este estudo também indica que os bebês, em particular as mulheres, podem ficar mais comprometidos em seu desenvolvimento e saúde e bem-estar a longo prazo após uma cesariana de emergência. Curiosamente, enquanto as placentas testadas de bebês meninos têm mais expressão de genes inflamatórios de um parto vaginal ou ‘natural’, as meninas nascidas em partos de cesariana de emergência têm mais marcadores inflamatórios.

Uma explicação para isso pode ser a descoberta de que placentas de meninos tendem a emitir 'sinais de alarme' (conhecidos como 'interleucina-33') em momentos de sofrimento fetal, o que não foi observado nas placentas de meninas. Isso pode ajudar a mitigar a quantidade de inflamação. No geral, a avaliação da expressão de genes inflamatórios na placenta pode ser usada para identificar bebês que foram expostos a níveis de inflamação acima do normal no nascimento e, assim, criar incentivos para monitorar seu desenvolvimento e saúde e bem-estar a longo prazo. de perto, concluem os pesquisadores.

Fonte: Frontiers in Immunology (2022). DOI: 10.3389/fimmu.2022.807750.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários