Notícias de saúde

Cientistas identificam novos genes do câncer de mama

26 de Junho de 2002 (Bibliomed). Um grupo de cientistas americanos acaba de dar um passo significativo na busca de cura para o câncer de mama. Eles identificaram seis novos genes que, segundo os estudiosos, participariam do desenvolvimento de alguns tipos de câncer de mama de origem genética.

A notícia foi publicada na última semana na revista Science. A constatação eleva para oito o número de genes que já foram identificados como preponderantes no desenvolvimento de certos tipos de câncer com influência de fatores hereditários. Até o momento, se conhecia o papel dos genes BRCA1 e BRCA2 na predisposição à enfermidade. Os pesquisadores são membros do Instituto de Câncer Ana-Farber e do Hospital de Crianças de Boston. Quando investigavam uma rara doença infantil, a anemia de Fanconi, eles descobriram que um erro em qualquer dos seis genes envolvidos nessa enfermidade aumenta o risco de desenvolver o câncer de mama.

A descoberta aconteceu depois de mais de dez anos de estudos sobre a anemia de Fanconi, que é uma doença hereditária que afeta a medula óssea. A doença atinge apenas 500 famílias nos Estados Unidos. As crianças doentes, quando chegam vivas até a adolescência, desenvolvem leucemia ou outras formas de câncer em sua grande maioria.

Segundo Alan D´Andrea, principal autor do estudo, a análise das mutações desses outros seis genes poderá se transformar numa parte rotineira da estimativa do câncer de mama. Esse tipo de doença, quando ocorre associado a algum tipo de mutação genética, representa menos de 10% dos cânceres de mama, segundo estatísticas da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

O câncer de mama, somando todas as causas, leva ao óbito cerca de 400 mil mulheres ao ano em todo o mundo, sendo examinados 800 mil novos casos no mesmo período. Esse tipo de câncer é a segunda causa de mortalidade entre a população do sexo feminino, atrás apenas do câncer de pulmão.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários