Notícias de saúde

Mulheres sofrem mais com problemas sexuais no envelhecimento, diz pesquisa

29 de setembro de 2008 (Bibliomed). Problemas sexuais que surgem com o envelhecimento incomodam mais as mulheres do que os homens, segundo pesquisa realizada, em junho, pela empresa americana Harris Interactive. O estudo indica também que elas estão menos preparadas do que eles para encarar esses sintomas e problemas.

Avaliando 705 americanos com idades entre 50 e 71 anos, através de um questionário eletrônico, os pesquisadores constataram que 71% dos participantes acreditam que a vida sexual declina com a idade.

Entre as mulheres, 67% relataram pelo menos um dos sintomas sexuais da menopausa, como secura vaginal (49%), baixa libido (47%) e dor durante o ato sexual (23%). Enquanto, apenas 59% dos homens relataram problemas como incapacidade de ter a ereção (30%) e de mantê-la (48%), além de baixa libido (16%).

Apesar de parecer que as mulheres sofrem mais com esses problemas, a maioria acredita que os homens são mais propensos a apresentar sintomas sexuais. “Isso pode acontecer por causa do volume e facilidade de acesso a informações sobre disfunção erétil. Por outro lado, a maioria das mulheres enfrenta sintomas sexuais durante a menopausa, com menos informações disponíveis para elas”, explicou o ginecologista e obstetra David B. Schwartz.

O especialista explica que muito dos sintomas femininos estão relacionados à falta de estrogênio durante a menopausa, que pode levar à secura e estreitamento da vagina. Ele destaca que muitos tratamentos são disponíveis, mas o mais importante é o diálogo entre os parceiros para uma vida sexual saudável.

Fonte: Duramed Pharmaceuticals. News release. 25 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários