Notícias de saúde

Café Pode Danificar Vasos Sanguíneos, Revela Estudo

AMSTERDÃ (Reuters Health) - Tomar café, a substância ativa mais consumida farmacologicamente em todo o mundo, causa efeitos potencialmente prejudiciais nos vasos sanguíneos, de acordo com um pesquisa apresentada esta semana no 22o Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia.

M. O'Rourke e sua equipe, do Hospital St. Vincent, em Sydney, na Austrália, apresentaram dados relacionando o consumo de cafeína a alterações na aorta, a principal artéria fornecedora de sangue ao corpo.

No estudo, 18 voluntários de meia-idade consumiram 250 mg de cafeína (o equivalente a duas ou três xícaras de café) por dia. Os resultados demonstraram que a cafeína levou à perda de elasticidade aórtica e aumentou a pressão sanguínea.

Os pesquisadores afirmaram que a elasticidade da aorta está relacionada à função cardíaca e ao fluxo sanguíneo coronário.

Em outro estudo com 15 voluntários saudáveis, Georg Noll e sua equipe, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, demonstrou pela primeira vez que beber café resulta em um aumento da pressão sanguínea em pessoas que não estão acostumadas a tomar café, mas que, aparentemente, não tem o mesmo efeito em pessoas que tomam café regularmente.

No estudo, a pressão cardíaca, a frequência cardíaca e outras medidas foram registradas continuamente antes e após o consumo de café (expresso triplo), expresso triplo descafeinado e infusão intravenosa de cafeína ou placebo (substância inativa).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários