Notícias de saúde

Obesos correm mais risco de serem hospitalizados com asma, diz estudo

08 de setembro de 2008 (Bibliomed). Pessoas obesas com asma são quase cinco vezes mais propensas a serem hospitalizadas por causa da doença respiratória, comparadas aos asmáticos não-obesos, segundo estudo publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”.

Estudos anteriores já indicavam que os obesos têm maior probabilidade de sofrer asma e um pior controle da doença. Mas essa é a primeira pesquisa a controlar outros fatores de risco que poderiam explicar a relação obesidade-asma, como o tabagismo, o uso de alguns tipos de medicamentos e fatores demográficos.

Avaliando 1113 pacientes com 35 anos ou mais e que sofriam de asma persistente, os pesquisadores notaram que os obesos tinham consideravelmente pior controle da asma, menor qualidade de vida relacionada à doença e 4,6 vezes mais chances de serem hospitalizados por causa do problema do que os não-obesos. Eles também apresentavam maior risco de refluxo gastroesofágico, sério problema de indigestão.

“Considerando que muitas pessoas são obesas, este estudo é ainda outro exemplo dos riscos em longo-prazo da obesidade, juntamente com doença cardíaca, diabetes, derrame e demência”, disse o pesquisador David Mosen, do Centro de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente, nos Estados Unidos.

Baseados nos resultados, os especialistas recomendam que pessoas obesas com asma sejam acompanhadas com mais cuidado por causa de sua maior dificuldade em controlar o problema respiratório, que os deixam mais propensos a internações. Da mesma forma, alertam que esses pacientes devem estar atentos para os sintomas e se esforçar para perder peso.

Fonte:IrishHealth. 04 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários