Notícias de saúde

Apatia é o principal sintoma de demência, indica estudo

20 de agosto de 2008 (Bibliomed). A apatia é o sintoma mais predominante em pessoas que sofrem de demência, segundo estudo apresentado no Congresso Brasileiro de Neurologia. Realizada pelo pesquisador Henrique Cerqueira Guimarães, da Academia Brasileira de Neurologia, a pesquisa teve como objetivo chamar atenção para esse sintoma normalmente pouco percebido.

De acordo com os especialistas, a apatia é caracterizada por falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física.

Para analisar a freqüência e o grau de apatia em diferentes tipos de demência, foi realizada uma revisão dos estudos sobre o assunto, avaliando cinco estudos de base comunitária e 11 de base ambulatorial. Um total de 7219 pacientes com diversos tipos de demência e 5492 com doença de Alzheimer foram avaliados por essas pesquisas.

E os resultados mostraram que a apatia é um sintoma comum e que as pessoas devem estar atentas, pois pode indicar a doença neurodegenerativa. As análises de estudos de base comunitária indicaram que a apatia estava presente em 36,4% dos pacientes com qualquer tipo de demência, e em 42,4% do grupo com Alzheimer. Nos estudos de base ambulatorial, a prevalência foi de quase 55% de apatia no primeiro grupo e de 57.1% no segundo.

A demência é um conjunto de sinais e sintomas que resultam em alterações cognitivas e comportamentais, como perda de memória, apatia, agressividade, desorientação no tempo e espaço, dificuldade de raciocínio abstrato, entre outras. A mais comum das demências é a doença de Alzheimer, responsável por 60% dos casos em pacientes idosos.

Fonte: Trixe Comunicação Empresarial. News release. 18 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários