Notícias de saúde

Cresce os números de adolescentes grávidas nos Estados Unidos

15 de julho de 2008 (Bibliomed). O número de casos de gravidez na adolescência aumentou nos Estados Unidos pela primeira vez desde o ano de 1991, segundo os Institutos Nacionais de Saúde. E, de acordo com os especialistas, a gravidez na adolescência tem o agravante de as jovens de 15 a 19 anos de idade serem menos propensas a fazer o pré-natal, além de fumarem mais durante a gestação.

O anúncio surge após a estrela teen da TV Americana, Jamie Lynn Spears, de 17 anos, ter dado à luz à sua filha, e após o caso das diversas adolescentes de um colégio de Massachusetts que "combinaram" uma gravidez coletiva.

O estudo mostra que, em 2005, o número de nascimentos em garotas com idades entre 15 e 17 anos foi de cerca de 133 mil, ou 21 para cada mil garotas. Esse número cresceu para 139 mil, ou 22 casos para cada mil meninas no ano de 2006.

Os especialistas de saúde não sabem explicar porque os números aumentaram de 2005 para 2006, e afirmam que os dados coletados pelo "America's Children in Brief: Key National Indicators of Well-Being 2008" não são suficientes para explicar esse fato.

De acordo com os autores, a gravidez na adolescência é "um dos indicadores chave da saúde da população jovem porque não apenas reflete sua saúde atual, mas reflete sua saúde e bem-estar para os próximos 20 a 40 anos". Além disso, esse fato também marca a saúde de seus filhos, que são mais propensos a nascer com baixo peso, que aumenta os riscos de morte na infância e de diversos distúrbios para toda a vida.

Segundo os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, um terço das garotas no país ficaram grávidas antes dos 20 anos, e mais de 435 mil bebês nasceram de jovens entre 15 e 19 anos de idade no ano de 2006. Os especialistas alertam, no entanto, que, como os dados refletem apenas um ano de mudança, o aumento não pode ser caracterizada como tendência.

Fonte: America's Children in Brief: Key National Indicators of Well-Being 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários