Notícias de saúde

Educação sexual reduz gravidez na adolescência

15 de março de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que os condados onde o governo financiou programas de educação sexual registraram quedas no número de adolescentes grávidas na última década.

Realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York, o estudo analisou como o programa federal de prevenção da gravidez na adolescência (TPP) afetou as taxas de natalidade de adolescentes em 55 condados nos Estados Unidos. O programa foi lançado em 2010 e fornece financiamento ao nível do condado.

Os pesquisadores compararam as taxas de natalidade nesses municípios antes (1996 a 2009) e enquanto (2010 a 2016) receberam financiamento do TPP, e também em mais de 2.800 municípios que não receberam o financiamento.

Nos municípios que receberam o financiamento, as taxas de gravidez na adolescência caíram 1,5% no primeiro ano de financiamento e cerca de 7% no quinto ano de financiamento, para um declínio médio de mais de 3% durante o período de estudo.

Para os autores, esses resultados são consistentes com pesquisas anteriores, e mostram que programas de educação sexual de maior alcance - aqueles que não se limitam à abstinência - são bem-sucedidos na redução das taxas de gravidez na adolescência.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2113144119.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários