Notícias de saúde

Álcool – saiba os motivos que levam universitários a consumi-lo

27 de fevereiro de 2008 (Bibliomed). É comum encontrarmos universitários que fazem uso de bebidas alcoólicas. Muitos argumentos são feitos a respeito desse hábito, como por exemplo, as festas. Entretanto, de acordo com pesquisadores americanos do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, em um artigo publicado pelo Prevention Science, o consumo de álcool entre esses estudantes ultrapassa a simples influência da diversão.

Os investigadores avaliaram alunos do último ano da graduação através de questionários que abordavam o consumo de bebidas alcoólicas e os motivos para a sua utilização.

Os estudantes foram divididos conforme as respostas dadas. Entre elas, o uso "para ter um momento de satisfação, prazer" foi a mais encontrada. Outros motivos para iniciar o consumo também foram citados, como por exemplo, "para experimentar" – uma grande parcela afirmou; "para ter mais poder" – muito mais comum entre os jovens do sexo masculino; "para relaxar" e "por diversas razões, como raiva e frustração".

Para os que tiveram a última resposta, os pesquisadores observaram que a maioria iniciou o consumo de bebidas alcoólicas muito precocemente, ainda na adolescência. Além disso, esses alunos apresentam o costume de beber muito cedo ao longo do dia e muitos relataram terem ficado bêbados no ano anterior.

Em virtude desses achados, os investigadores sugerem que programas com o intuito de prevenir o consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens e adolescentes devam ser incentivados. Somente assim será possível conter o número de pessoas que se ingressam cada vez mais cedo no mundo do álcool.

Fonte: Prevention Science; 2007; 8: 241 – 248

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários