Notícias de saúde

Bebida alcoólica aumenta o risco de perda muscular

31 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Perder músculos à medida que envelhecemos leva a problemas de fraqueza e fragilidade mais tarde na vida. Indivíduos que bebem de modo pesado podem estar se colocando em risco de perda muscular e fragilidade mais tarde na vida, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de East Anglia. Um novo estudo recém-publicado mostra com modelagem estatística que as pessoas com a menor quantidade de músculos bebiam 10 unidades de álcool ou mais por dia – correspondendo a cerca de uma garrafa de vinho.

Como as pessoas maiores têm mais massa muscular, a equipe de pesquisa dimensionou o tamanho do corpo. E levaram em conta fatores como consumo de proteínas e atividade física.

A ingestão de álcool é um importante fator de risco modificável para muitas doenças; por isso, um novo estudo buscou descobrir mais sobre a relação entre beber e a saúde muscular, à medida que envelhecemos.

A equipe de pesquisa estudou dados do UK Biobank - um banco de dados em grande escala de estilo de vida anônimo e informações de saúde de meio milhão de pessoas no Reino Unido. Eles analisaram dados de quase 200.000 pessoas com idades entre 37 e 73 anos.

A maioria das pessoas tinha entre 50 e 60 anos. Descobrimos que aqueles que bebiam muito álcool tinham uma quantidade menor de músculo esquelético em comparação com pessoas que bebiam menos, depois de levar em consideração o tamanho de seus corpos, além de outros fatores.

Observou-se que a ingestão de álcool realmente se tornou um problema quando as pessoas bebiam 10 ou mais unidades por dia - o que equivale a cerca de uma garrafa de vinho. O consumo de álcool e a massa muscular foram medidos transversalmente - em pessoas ao mesmo tempo – assim, não se pode ter certeza de uma ligação causal.

Este estudo mostra que o álcool pode ter efeitos nocivos sobre a massa muscular em níveis mais altos de consumo. Sabe-se que a perda muscular à medida que envelhecemos leva a problemas de fraqueza e fragilidade, então isso sugere outro motivo para evitar o consumo de grandes quantidades de álcool rotineiramente na meia-idade e no início da velhice.

Fonte: Calcified Tissue International. DOI: 10.1007/s00223-023-01081-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários