Notícias de saúde

Descanso Após Inseminação Aumenta Chance de Gravidez

NOVA YORK (Reuters Health) - Deitar por somente dez minutos após inseminação intra-uterina pode aumentar as chances de engravidar, de acordo com um novo estudo.

"Recomendamos que um descanso obrigatório de dez minutos após inseminação intra-uterina deve ser adotado como prática padrão", afirmaram Togas Tulandi e sua equipe, da Universidade McGill de Montreal, Quebec (Canadá).

Os pesquisadores basearam sua recomendação na análise de taxas de gravidez de 95 casais com problema de infertilidade que foram designados ao acaso a levantar e se mexer ou permanecer deitados após inseminação intra-uterina (IUI).

Entre as mulheres que descansaram por dez minutos, 29 por cento ficaram grávidas em três ciclos de inseminação, comparadas a 10 por cento daquelas que não descansaram.

Em artigo na edição de setembro de Fertility and Sterility, Tulandi e sua equipe explicam que a utilidade do descanso após inseminação artificial não foi esclarecida e muitos médicos não enfatizaram isso, pois o descanso prolongado pode aumentar o tempo de tratamento, causando sofrimento e forçando a mulher a faltar no trabalho.

Embora a razão porque o descanso após IUI aumenta as chances de sucesso não seja clara, especialistas acreditam que o colo uterino atue como um reservatório de esperma, prolongando o período em que eles estão disponíveis.

Tulandi e sua equipe sugerem que o próprio útero também pode servir para este propósito. Se for este o caso, o descanso depois da inseminação dá a mais espermatozóides a chance de alcançar as trompas de Falópio, uma vez que o movimento logo após a inseminação pode fazer com que eles deixem o útero.

"É possível que mesmo após a relação sexual, um curto período de descanso pode aumentar a chance de concepção", especulam os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários