Notícias de saúde

Tratamento de fertilidade é seguro para mulheres com esclerose múltipla

05 de setembro de 2023 (Bibliomed). Mulheres com esclerose múltipla que desejam se submeter a tratamento de fertilidade podem fazê-lo sem preocupação, indica estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos. As participantes do estudo que tinham esclerose múltipla não foram mais propensas a ter um surto da doença depois de receber tratamentos de fertilidade do que antes de seus tratamentos.

Os pesquisadores estudaram 65 mulheres, com idade média de 37 anos, que fizeram pelo menos um tratamento de fertilidade. Cinquenta e seis delas tinham esclerose múltipla; 9 tiveram síndrome clinicamente isolada, que é o primeiro episódio de sintomas da doença. As participantes foram diagnosticadas por uma média de oito anos, embora nenhuma tivesse esclerose múltipla progressiva.

As participantes tiveram 124 ciclos de tratamentos de fertilidade, incluindo fertilização in vitro, inseminação intrauterina e medicamentos orais para induzir a ovulação. Os pesquisadores pesquisaram os registros médicos das participantes em busca de recaídas no ano anterior aos tratamentos de fertilidade e nos três meses após cada tratamento.

Cerca de 43% delas estavam recebendo terapia modificadora da doença para a esclerose múltipla durante os tratamentos de fertilidade. A maioria havia recebido tratamento no ano anterior. Nenhuma das mulheres em terapia modificadora da doença teve recaída nos três meses pós-estimulação. A pesquisa também não encontrou nenhuma taxa diferente em mulheres que engravidaram após seus tratamentos de fertilidade em comparação com aquelas cujo tratamento não terminou em gravidez.

Fonte: Neurology Neuroimmunology & Neuroinflammation. DOI: 10.1212/NXI.0000000000200106.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários