Notícias de saúde

Terapia Genética Ajuda a Restaurar Vasos no Coração

NOVA YORK (Reuters Health) - Um ataque do coração geralmente deixa áreas do músculo cardíaco sem reação, mas não completamente mortas. Segundo pesquisadores, em geral, se os médicos conseguirem estabilizar o fluxo sanguíneo nesta área, algumas funções podem ser restauradas.

Técnicas recentes de terapia genética se mostram promissoras em restaurar áreas sem suprimento sanguíneo, injetando genes que promovem o crescimento de novos vasos, conforme relato publicado na edição de agosto do Circulation: Journal of the American Heart Association.

"Verificamos grandes áreas onde não havia fluxo sanguíneo para o coração quando os pacientes estavam relaxados mas muitos destes defeitos residuais acabaram depois da transferência do gene", informou um dos autores do estudo Jeffrey M. Isner da Escola de Medicina da Tufts University, em Boston (Massachusetts), em declaração divulgada pela American Heart Association.

A equipe de pesquisa injetou um gene promotor do crescimento de vasos sanguíneos em 13 pessoas que tinham uma história de doença cardíaca sofreram pelo menos um ataque cardíaco e não responderam aos métodos tradicionais de terapia.

"Pelo que sei, este é o primeiro estudo usando descobertas objetivas que demonstrou aumento no fluxo sanguíneos para o coração usando terapia genética. Há uma grande preocupação se a terapia genética funciona e esta é uma evidência sólida que funciona", disse Isner.

Segundo os autores de editoriais Cam Petterson e Marschall S. Runge da Universidade do Texas, em Galveston, não está claro se os efeitos observados são consequência do gene injetado ou simplesmente do processo de injeção.

Os pesquisadores precisam analisar melhor a segurança do tratamento assim como que pacientes terão os maiores benefícios, explicaram os editorialistas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários