Notícias de saúde

Níveis de Colesterol Altos São Comuns Após Cirurgia de Revascularização ("ponte safena")

NEW YORK, (Reuters Health) – Alguns pacientes que foram submetidos a cirurgia de revascularização, especialmente aqueles que tiveram a cirurgia antes que os benefícios da redução do colesterol fossem cientificamente provados, não estão conseguindo manter os níveis de colesterol baixos, de acordo com pesquisadores na Escócia.

Quando um vaso que leva sangue ao coração fica bloqueado, uma opção para restaurar o fluxo sanguíneo é a cirurgia de revascularização. A operação envolve o uso de veias, e algumas vezes artérias, de outras partes do corpo e o uso destas para transpor o vaso ocluído.

Tal cirurgia pode ajudar a prevenir uma ataque cardíaco, mas é importante reduzir os fatores de risco tais como o tabagismo e níveis elevados de colesterol para manter as artérias pérveas após a cirurgia.

A maioria das 761 pessoas deste estudo, todas as quais foram submetidas a cirurgia de revascularização entre 1988 e 1997, estavam mantendo os fatores de risco para doença cardíaca sob controle, de acordo com um relato do British Medical Journal. Quatro de cada cinco participantes estavam em uso de aspirina, a qual pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame, e somente 12% ainda eram fumantes, relatam o Dr. R. John Irving e colegas do Western General Hospital em Edinburgh. A maioria dos pacientes também tinham sua pressão arterial sob controle.

Mas os investigadores detectaram um padrão interessante quando observaram os níveis de colesterol. Aproximadamente metade das pessoas que foram submetidas à cirurgia em 1997 tinham níveis de colesterol saudáveis, comparados com apenas 12% daqueles que foram submetidos à cirurgia em 1988. De fato, as pessoas que tiveram a cirurgia feita após a divulgação de um estudo em 1994 demonstrando os benefícios da redução do colesterol estavam mais sujeitas a terem os níveis de colesterol sob controle, quando comparadas com aquelas pessoas que tiveram a sua cirurgia antes desta data.

Os pesquisadores sugerem que muitas pessoas que foram submetidas à cirurgia antes dos achados sobre a redução do colesterol não estão mais sob os cuidados de um especialista, que pode estar mais sujeito a prescrever drogas para reduzir os níveis de colesterol, quando comparado com um clínico geral. Os autores apontam que o sistema de saúde local organizou um programa para identificar tais pacientes, para que estes possam ser tratados, se necessário.

Fonte: British Medical Journal 2000;321:22-23.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários