Notícias de saúde

Cigarros e adolescentes – fatores estressantes podem estar envolvidos nessa relação

14 de janeiro de 2008 (Bibliomed). O cigarro e a adolescência normalmente são vistos como uma relação de mera afirmação pessoal, uma necessidade de aceitação em grupos ou mesmo de aproximar mais do modelo de um ídolo.

Entretanto, segundo pesquisadores americanos da Universidade de Carolina do Sul a questão do tabagismo entre jovens e adolescentes pode ter um componente de estresse. Esse fato já foi confirmado em vários estudos realizados nos Estados Unidos. Contudo, poucos foram os que realizaram a mesma linha de pesquisa entre a população não-ocidental.A revista Nicotine & Tobacco Research traz os resultados de pesquisas recentes encontradas para esse grupo de indivíduos.

Os investigadores buscaram avaliar se existiria realmente a participação de eventos estressantes no desenvolvimento do tabagismo entre adolescentes de culturas não-ocidentais, no caso especial, a chinesa. Para isso, realizaram uma escala, composta de questões possivelmente correlacionadas ao estresse, que variavam desde conflitos familiares, escolares e de saúde. Posteriormente, aplicou-se uma avaliação entre adolescentes do sexo masculino e feminino, para se descobrir as diferenças entre eles.

Boas relações escolares demonstraram ser um fator protetor contra o fumo. O oposto foi visto como influenciador, assim como distúrbios familiares, em especial para as adolescentes. Para os investigadores, o estresse parece ser um fator predisponente para o tabagismo principalmente entre as adolescentes, contrariamente ao observado entre os do sexo oposto.

O conhecimento do comportamento dos jovens é uma questão de importância muito grande, conforme afirmam os pesquisadores. É através dele que medidas para ajudar a prevenir o tabagismo, em especial nas culturas em que esse hábito não é freqüente, podem ser instauradas com êxito. Mas estudos sobre o tema deverão ser publicados em breve.

Fonte: Nicotine & Tobacco Research 2007; 9 (11): 1085 – 1094

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários