Notícias de saúde

Piscinas podem causar infecção bacteriana da pele

01 de novembro de 2007 (Bibliomed). Doenças que afetam a pele são de diversos tipos, a saber: alérgicas, inflamatórias, infecciosas, degenerativas, dentre outras.

Uma bactéria presente na água, denominada Pseudomonas aeruginosa, é capaz de produzir enfermidades na pele, segundo afirmam pesquisadores norte americanos que publicaram um estudo na revista Journal of the American Academy of Dermatology, em Outubro de 2007. A pesquisa foi estimulada pelo encontro da infecção bacteriana na pele de 33 crianças, que utilizaram a mesma piscina.

Duas das crianças necessitaram de atendimento hospitalar, ocasião em que apresentavam febre baixa e intermitente, dor, "caroços" avermelhados na palma das mãos e planta dos pés. Além disso, numa das crianças apareceram pequenas lesões avermelhadas com pus, na face e no tronco. A obtenção de material das lesões, para análise laboratorial, permitiu o isolamento da bactéria Pseudomonas aeruginosa. As demais crianças que freqüentaram a piscina desenvolveram lesões similares 6 a 48 horas após o contato com a água.

Com isso, os autores concluem que a Pseudomonas aeruginosa é um germe que coloniza a água e é capaz de produzir infecção da pele.

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology 2007; 57 (4): 596 – 600 (October).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários