Notícias de saúde

Estrutura do Cromossomo Pode Estar Relacionada ao Câncer

NOVA YORK (Reuters Health) - Nova evidência dando suporte à teoria de que uma pequena porção dos cromossomos humanos, chamada telômeros, pode desempenhar de fato um papel no câncer é reforçada com a publicação de um estudo na edição de setembro de Nature Genetics.

Os telômeros são porções do material genético encontradas nas extremidades dos cromossomos. Eles se tornam menores gradualmente ao longo do tempo e são conhecidos por estar envolvidos no processo de envelhecimento e câncer.

Cada vez que uma célula se divide, uma parte de cada telômero é perdida, entretanto, uma enzima chamada telomerase, que está presente em células jovens e em algumas células adultas, repara alguns dos telômeros perdidos.

Enquanto que a telomerase atua na reposição de parte do material perdido, outros processos na célula impedem o telômero de se tornar muito longo. Ao longo do tempo, os telômeros ficam gradualmente menores até atingir um certo ponto em que as células param de se dividir.

Entretanto, em algumas pessoas, as células continuam a se dividir, mesmo com os telômeros muito curtos, o que parece aumentar o risco de câncer.

Eva Gonzalez-Suarez e sua equipe, da Universidade Complutense, em Madri (Espanha), alteraram o gene que regula o comprimento dos telômeros em ratos que foram tratados com uma substância química para promover câncer de pele.

Os pesquisadores descobriram um declínio de 30 por cento no câncer de pele em ratos que apresentavam sua produção de telomerase alterada. Além disso, a taxa de câncer entre os ratos que se reproduziram por cinco geração - lembrem-se que os telômeros ficam menores com cada geração - caiu para 5 por cento do nível observado em ratos normais.

"Nossos resultados predizem que uma terapia de tumor baseada em antitelomerase pode ser eficaz nos tumores (de pele)", concluem os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários