Notícias de saúde

Gene da Esquizofrenia é Localizado

28 de Abril de 2000 (Bibliomed). Pesquisadores acreditam ter encontrado um gene que pode indicar se a pessoa sofrerá de esquizofrenia. O trabalho durou 12 anos e envolveu cientistas de universidades e centros de pesquisa americanos e canadenses. Trezentas pessoas de 22 famílias canadenses, com alta incidência de esquizofrenia, foram analisadas durante o período.

A esquizofrenia é uma doença mental que afeta 1% da população e se caracteriza por persistentes perturbações na maneira de pensar, ver e ouvir. Alucinações persecutórias, delírios e dificuldade de expressar afetividade são alguns dos sintomas do distúrbio.

Cada família tinha dois ou mais membros com esquizofrenia. Utilizando o mesmo método para localizar genes relacionados ao câncer de mama, os cientistas encontraram o gene da esquizofrenia numa região do cromossomo 1. O próximo passo agora é descobrir a exata localização dele no cromossomo, ou mesmo outros genes que também estejam relacionados com a doença.

Descobrindo a natureza e a função do gene, os cientistas acreditam que possam entender o mecanismo de desenvolvimento da doença e estabelecer tratamentos mais eficazes contra ela. O estudo foi publicado na revista americana Science, uma das mais importantes do mundo.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários