Notícias de saúde

Droga anti-malária pode reduzir risco de diabetes em pessoas com artrite reumatóide

05 de outubro de 2007 (Bibliomed). Um medicamento que trata a malária, chamado hidroxicloroquina, pode ajudar pacientes com artrite reumatóide, doença inflamatória nas articulações, a evitar o diabetes, segundo estudo da Universidade de Pittsburgh.

Os pesquisadores avaliaram, por 21 anos, quase cinco mil pacientes adultos com artrite reumatóide que não haviam sido diagnosticados com diabetes no início do estudo. E todos eles anotaram os medicamentos utilizados durante esse período, incluindo a droga que trata a malária, usada por 1800 deles para reduzir dores e inflamações relacionadas à artrite.

Os resultados, publicados na edição de julho da revista científica The Journal of the American Medical Association, mostram que apenas 54 pacientes que tomaram hidroxicloroquina foram, posteriormente, diagnosticados com diabetes, contra 171 daqueles que nunca haviam tomado o medicamento.

Após ajustar os resultados com vários fatores de risco de diabetes, os pesquisadores descobriram que aqueles que, alguma vez, haviam tomado a droga tinham 38% menor probabilidade de ser diagnosticado com diabetes. E, entre aqueles que usaram por mais de quatro anos, o risco era mais reduzido ainda – eles teriam 77% menor probabilidade de ter a diabetes.

Os especialistas alertam que, por ser um estudo puramente observacional, ele não prova que a droga anti-malária preveniria o diabetes. Porém, eles lembram que estudos anteriores sugerem que hidroxicloroquina pode ajudar o corpo a fazer e responder propriamente à insulina, hormônio que controla o açúcar no sangue.

Fonte: Web MD – 11 de julho de 2007.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários