Notícias de saúde

Alergia ao amendoim em crianças em aumento

04 de setembro de 2007 (Bibliomed). A alergia alimentar é um tópico de grande importância, principalmente para os pediatras. Possíveis fatores, relacionados a esse problema, decorrem da introdução precoce de alimentos (em decorrência da diminuição do período de aleitamento materno exclusivo), da predisposição genética e imunológica, além dos componentes ambientais,

A revista Journal of Allergy and Clinical Immunology, publicou um artigo sobre o tema, realizado por pesquisadores americanos, os quais procuram avaliar especialmente a alergia ao amendoim.

Segundo os autores, a alergia ao amendoim representa uma situação grave e potencialmente fatal. As reações do sistema de defesa do nosso corpo, relacionadas a essa doença, podem provocar situações gravíssimas como a anafilaxia (reação alérgica grave), mesmo quando pequenas quantidades são ingeridas, fato muito recorrente entre as crianças.

Apesar dos conhecimentos sobre como se dá a ocorrência dos sintomas alérgicos, o número de casos registrados a cada ano encontra-se em ascensão. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, a ocorrência da alergia ao amendoim entre escolares está na faixa de 1 em cada 100 alunos, já sendo considerada como uma importante questão de saúde pública.

Os pesquisadores revisaram estudos, a respeito de fatores que poderiam influenciar essa patologia, avaliando tanto a dieta materna quanto a da própria criança, que poderiam predispor ao surgimento da alergia. Questões como diagnóstico, manejo, aconselhamento aos responsáveis e aos pacientes, características das reações, entre outros elementos, foram explorados. Estratégias como terapias imunológicas, vacinas, e técnicas de medicina alternativa também foram e ainda continuam sendo estudadas, na tentativa de diminuir a incidência do quadro alérgico.

Os autores reforçam sobre a gravidade do tema, ressaltando a importância de medidas eficazes de controle de saúde pública, assim como a busca de novos métodos terapêuticos para a contenção dos casos de alergia ao amendoim.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology 2007; PMID: 17689596

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários