Notícias de saúde

Colonoscopia realizada pela manhã apresenta melhores resultados

18 de julho de 2007 (Bibliomed). A colonoscopia é um exame de imagem que permite a visualização de praticamente todo o intestino grosso. Apresenta diversas indicações, como o rastreio de tumores, a identificação e a biópsia de lesões intestinais, percebidas em outros exames. O procedimento exige um preparo intestinal prévio, de forma a esvaziar o conteúdo fecal do intestino e possibilitar adequada progressão do aparelho e visualização das paredes intestinais.

Um grupo de investigadores desenvolveu um estudo publicado na revista BMC – Gastroenterology em junho de 2007, onde verificaram qual o melhor horário para realização da colonoscopia.

Os resultados apresentados revelaram que o sucesso da colonoscopia, com identificação de todos os segmentos do intestino grosso, estava presente em 95% dos exames realizados pela manhã. Por sua vez, os exames efetuados na parte da tarde, lograram sucesso semelhante em 93,6% dos casos. Os pacientes submetidos à colonoscopia realizada no período matinal possuíam melhores preparos intestinais, em comparação aos examinados à tarde.

Assim, os autores concluem que a colonoscopia, efetuada pela manhã, apresenta melhores resultados técnicos e este deveria ser o horário de escolha para o exame. Ressalta-se que, diante da necessidade de execução de colonoscopia, no turno da tarde, um adequado preparo intestinal é capaz de contornar sua menor efetividade.

Fonte: BMC Gastroenterology 2007; 7: 19 (8 June).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários