Notícias de saúde

Mulheres Brasileiras Preparam Vacina para Timor Oriental

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil vai enviar uma equipe técnica feminina para preparar um plano de vacinação infantil para o Timor Leste, onde o quadro de saúde é deplorável desde sua independência, após 25 anos de ocupação indonésia.

"Eles (os timorenses) queriam a assessoria de brasileiros porque conhecem o êxito que tivemos em nosso programa de vacinação", disse a jornalistas a coordenadora do programa brasileiro de vacinação, Maria de Lourdes de Souza, lembrando que 95 por cento da população brasileira é vacinada contra as principais doenças, como pólio e sarampo.

A saúde é uma das áreas de maior deficiência de Timor Leste, desde que o pequeno território do sul da Ásia votou pela independência, um ano atrás, para pôr fim a quase 25 anos de brutal colonização indonésia.

A missão brasileira que partirá para Timor Leste na terça-feira será integrada por duas médicas, uma assistente social e uma enfermeira, todas com experiência internacional e em regiões de difícil acesso do Brasil.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Saúde do Brasil, Mauro Ricardo, a equipe fará um diagnóstico da situação epidemiológica de Timor Leste e das condições de infra-estrutura para elaborar, juntamente com técnicos locais, um plano de vacinação de toda a população infantil timorense.

"Eles têm problemas de pólio, sarampo, tétano e outras doenças que podem ser prevenidas, e vamos lhes passar nosso conhecimento para elaborar sua campanha de multivacinação", disse Ricardo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários