Notícias de saúde

Internet e o risco da AIDS: homens jovens são o principal alvo

14 de junho de 2007 (Bibliomed). Nos dias de hoje, a procura de parceiros via Internet é algo comum, independente do sexo. Entretanto, esse tipo de comportamento faz com que essas pessoas se envolvam em relacionamentos muitas vezes considerados de risco.

O American Journal of Public Health publicou um artigo sobre os riscos a que estão expostos os homens jovens que mantêm relação sexual com outros homens, ao procurarem parceiros via Internet. A publicação é o resultado do estudo feito por pesquisadores da Universidade de Illinois, Chicago.

270 homens, entre 16 e 24 anos, com os critérios acima descritos, foram submetidos a um inquérito, para avaliação da prevalência do uso da Internet, na busca de parceiros sexuais.

O uso de preservativos, idade, raça, local freqüentado, entre outros fatores, foram avaliados. De acordo com os pesquisadores, quase metade dos entrevistados relatou ter relações sexuais com indivíduos que descobriram via on–line. O que mais alarmou os pesquisadores foi encontrar que, apenas 53% destes indivíduos, afirmaram usar preservativos. Outro fato observado é que 47% alegaram ter relações com parceiros mais velhos (em média, 4 anos ou mais).

Para os autores, os resultados demonstraram que esse grupo populacional está sob grande risco de contrair o HIV, além de outras doenças infecto-contagiosas. Esse fato deve ser considerado pelos setores de saúde pública, de forma a serem implementadas, via Internet, medidas educativas para modificar essa situação.

Fonte: American Journal of Public Health; 97 (6): 1113 – 1117 (April 2007)

  • Leia mais e comente sobre esta notícia no Blog de Boa Saúde
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários