Notícias de saúde

"Gene de Fusão" Pode Provocar Morte de Célula de Câncer

Por Penny Stern

NOVA YORK (Reuters Health) - A terapia genética deu mais um passo com o anúncio de que um "gene de fusão" - chamado p27/p16 - parece ser capaz de matar muitas linhagens de células de câncer.

A descoberta "representa um poderoso agente terapêutico para terapia genética do câncer", afirmam James G. McArthur, da Cell Genesys, na Califórnia, e sua equipe na empresa e na GPC Biotech, em Massachusetts, na edição de agosto de Molecular Therapy.

O gene p27/p16 foi criado através da fusão de dois genes separados envolvidos no ciclo de vida das células. Fundidos, os cientistas acreditam que os genes podem ajudar a controlar o crescimento do tumor bloqueando a divisão celular do tumor e provocando a morte celular do mesmo.

"O que é surpreendente nestas descobertas pré-clínicas é que o gene de fusão p26/p16 induz à morte celular do câncer em um amplo espectro de tipos de tumor, incluindo os cânceres de próstata, pancreático, pulmão, ovariano, mama e cólon", disse McArthur. Ele também destacou que não foram observados efeitos tóxicos nas células normais expostas à terapia.

De acordo com McArthur, essas descobertas estão "sendo estendidas para avaliar agentes anticâncer mais potentes".

"Quando tivermos esses dados, pretendemos tomar uma decisão sobre o alvo clínico apropriado e iniciaremos testes clínicos em humanos em breve."

McArthur destacou, entretanto, que a pesquisa ainda está em fase pré-clínica.

"Temos muito trabalho a fazer para verificar se esta terapia tem impacto sobre doenças em humanos", explicou McArthur, acrescentando que "esta...colaboração muito produtiva...demonstra o potencial de combinar os avanços significativos sendo feitos na pesquisa do genoma humano com o poder da terapia genética".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários