Notícias de saúde

Cientistas Anunciam Novo Tratamento Para Lúpus

LONDRES (Reuters) - Cientistas norte-americanos anunciaram sexta-feira que descobriram um tratamento inovador para o lúpus, segundo informação publicada na última edição da revista The Lancet.

O lúpus é uma doença grave em que as células de defesa atacam os órgãos do próprio corpo. Normalmente, a doença é tratada com medicamento para suprimir o sistema de defesa, mas casos graves não respondem ao tratamento.

A equipe de Ann Traynor, da Universidade Northwestern, em Chicago, tratou sete pacientes que não responderam aos tratamentos normais com altas doses de drogas imunossupressoras e transplante de células-tronco, capazes de originar qualquer célula específica que produz tecidos no corpo.

Conforme os pesquisadores, dois anos depois, os pacientes estavam livres dos sinais do lúpus ativo e seus rins, coração, pulmão e funções do sistema imunológico estavam normais.

"O que é animador é que parece que o sistema imune pode corrigir seus erros se células-tronco forem levadas à maturação no sistema de defesa do organismo", declarou Traynor. "A nova geração de células imunes não está destinada a repetir os erros arruinantes das gerações anteriores", acrescentou Traynor.

Cerca de 200 mil norte-americanos têm a doença que afeta jovens e pessoas de meia-idade, na maioria mulheres. Entre 10 e 15 por cento dos pacientes devem morrer em um prazo de dez anos depois do diagnóstico.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários