Notícias de saúde
12 de dezembro de 2024 (Bibliomed). O lúpus é causado por um defeito específico no sistema imunológico que pode ser revertido, potencialmente curando a doença autoimune, afirma um estudo realizado na Northwestern University, nos Estados Unidos.
A doença parece ser causada por disfunções numa via do sistema imunológico que regula a resposta das células aos poluentes ambientais, bactérias e toxinas. A ativação insuficiente desta via, controlada pelo receptor aril-hidrocarboneto (AhR), que é uma proteína que atua como fator de transcrição e está presente em várias células, incluindo as inflamatórias, e resulta numa superprodução de células imunológicas que atacam o próprio corpo em vez de invasores estrangeiros. Os tratamentos existentes centraram-se na supressão do sistema imunológico, o que deixou os pacientes vulneráveis a infecções perigosas.
Para testar se esta via impulsiona o lúpus, os pesquisadores testaram medicamentos ativadores de AhR em amostras de sangue colhidas de pacientes com a doença. Este tratamento pareceu reprogramar as células causadoras do lúpus em células que poderiam, em vez disso, promover a cicatrização de feridas.
Segundo os pesquisadores, o próximo passo é usar esse conhecimento para criar novos tratamentos para pacientes com lúpus usando medicamentos ativadores da AhR.
Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-024-07627-2.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também