Notícias de saúde

Emagrecer ajuda a melhorar dor em juntas

07 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). O excesso de peso corporal traz uma série de malefícios à saúde do indivíduo. A obesidade associa-se com a presença das mais diversas doenças, como os problemas de coração, distúrbios respiratórios, problemas nas juntas, alguns tipos de câncer, dentre outros. A redução do peso corporal conduz a melhora da maioria destas condições, além de propiciar benefícios na qualidade de vida da pessoa.

Um dos ganhos obtidos com a redução do peso corpóreo é a melhora dos sintomas da artrose, segundo revelam um grupo de pesquisadores, que escreveram um estudo na revista Journal of Clinical Rheumatology em Fevereiro de 2007. A artrose caracteriza-se por um desgaste da articulação, e pode estar relacionada com queixas de dor nas juntas e limitação funcional.

Os autores afirmam que, apesar desta melhora da artrose, claramente demonstrada com a perda de peso, a maioria dos doentes não recebe adequada orientação médica para controlar o peso corporal, durante o curso de tratamento da doença. E isso pode ser considerada uma deficiência na correta abordagem dos portadores de artrose.

A pesquisa demonstrou que, mais da metade dos indivíduos com artrose e obesidade associadas, afirmaram não ter recebido orientação médica, acerca do benefício obtido com a redução do peso corporal. Dentre os que afirmaram já ter sido informados deste fato, a maioria eram mulheres, mais velhas, com alto padrão sócio-educacional e que apresentavam importantes limitações funcionais conseqüentes à doença.

Além disso, os que revelaram ter recebido a orientação médica para perder peso a fim de melhor controlar a artrose, mostraram-se mais motivados a praticar atividades físicas regulares e ter uma dieta mais balanceada, em relação aos que não receberam tal orientação.

Com isso, os autores concluem que o esclarecimento dos benefícios, gerados pela redução da obesidade, devem ser universais, ou seja, todos os portadores de artrose, conseqüente ao excesso de peso, devem ser adequadamente orientados a controlar seu peso corporal. Tal fato traz inegável melhora da doença, além de beneficiar a qualidade de vida da pessoa.

Fonte: Journal of Clinical Rheumatology; 13 (1): 12 – 15 (February 2007).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários