Notícias de saúde

Extrato de ruibarbo no tratamento da menopausa

26 de setembro de 2006 (Bibliomed). Sintomas de "calores", extremamente incômodos, são comuns em mulheres ao atingirem a fase da menopausa. O tratamento mais utilizado para estes quadros é a terapia de reposição hormonal (TRH). Devido aos efeitos colaterais secundários à TRH, tratamentos "naturais" tem sido pesquisados e muitas vezes utilizados no controle dos sintomas.

Para investigar a eficácia e segurança do extrato especial ERr 731, retirado das raízes do ruibardo (Rheum rhaponticum), na diminuição das sensações de fogacho comuns na menopausa, pesquisadores alemães procuraram comparar seus efeitos aos de placebo. Os resultados foram publicados no último número da revista Menopause.

Foi realizado um estudo multicêntrico, em 109 mulheres, com queixas típicas e que receberam o extrato da planta (54 mulheres) ou placebo (55 mulheres), uma vez ao dia, durante 12 semanas. Nos resultados observados, o número e a intensidade dos fogachos diminuiu expressivamente no grupo que usou o extrato de ruibarbo, em relação ao grupo que não usou. Não ocorreram efeitos colaterais.

Fonte: Menopause. 13(5):744-759, September/October 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários