Notícias de saúde

Palmeto Pode Combater Câncer de Próstata

SÃO FRANCISCO (Reuters Health) - O extrato de palmeto ("Serenoa repens", também conhecido como saw palmetto), um suplemento bastante comum e usado por homens com próstata aumentada, também pode ter propriedades contra o câncer, anunciaram pesquisadores durante o encontro da American Society for Cell Biology (Sociedade Americana para Biologia Celular).

"Desde que percebemos que o extrato de palmeto tinha alguns efeitos sobre a próstata, quisemos saber se ele age contra células do câncer", disse um dos autores do estudo, Wolfgang Goldmann, do Hospital Infantil de Boston, Massachusetts.

Sob a chefia de C. Pail Sharma, da Boston Bioproducts Inc., em Ashland (Massachusetts), os pesquisadores analisaram os efeitos do extrato de palmeto sobre as células cancerosas. Para isso, a equipe expôs as células do câncer de próstata e uma linhagem genérica de células cancerosas a várias concentrações de extrato.

As culturas de células foram monitoradas no laboratório. "Para reduzir o crescimento das células de câncer de próstata foi preciso usar apenas um quinto da quantidade de extrato necessária para conter o crescimento das células de câncer genérico", disse Goldmann.

"Isso mostra que o efeito do extrato é bastante específico no seu impacto sobre as células de câncer de próstata", acrescentou o pesquisador.

Em um segundo estudo, os cientistas monitoraram a produção da proteína COX-2 por células de câncer e verificaram que ela também caiu nos dois tipos de células após a exposição ao extrato, explicou Goldmann.

"Estamos no estágio inicial da pesquisa e até agora identificamos oito diferentes substâncias químicas no extrato. Quando soubermos mais sobre cada componente, poderemos identificar quais têm o efeito mais potente sobre as células do câncer de próstata e usá-las para desenvolver um novo tratamento", disse Goldmann em entrevista à Reuters Health.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários