Notícias de saúde

Extrato de Erva Melhora Formato de Células Falciformes

Por Elisabeth Tracey

NOVA YORK (Reuters Health)
- O extrato de um planta nativa da América do Sul chamada "Pfaffia paniculata" restaura a forma normal das células sanguíneas características da anemia falciforme, informaram pesquisadores no British Journal of Haematology. O volume e a composição das células também melhoraram depois da exposição ao extrato.

Em um estudo de laboratório usando extrato de raíz de Pfaffia paniculata em células falciformes, Samir Ballas, professor de hematologia do Jefferson Medical College, na Filadélfia (Pensilvânia), verificou que células tratadas com o extrato não se deformaram tão facilmente quanto as não tratadas. Também apresentaram níveis de sódio que melhoraram seu volume. Outras propriedades celulares também pareceram melhorar com o extrato.

Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos assumem forma semelhante a de uma foice. Esta configuração anormal faz com que elas obstruam pequenos vasos sanguíneos em todo o corpo provocando dor, danos nos órgãos e incapacidade física.

Muitas tentativas têm sido feitas para encontrar agentes capazes de reduzir ou eliminar as características falciformes, mas com sucesso limitado. Esse extrato, hoje vendido como suplemento alimentar, pode facilitar a entrada de moléculas de água nas células vermelhas do sangue, ajudando na preservação do volume celular e uma forma mais normal.

Animado com os resultados, Ballas está querendo incentivar a realização de estudos clínicos para determinar a segurança e a eficácia do tratamento. O pesquisador reconheceu que o mecanismo preciso de ação do extrato é desconhecido.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários