Notícias de saúde

Chocolate Pode Prevenir Cáries, Revela Estudo Japonês

LONDRES (Reuters) - Comer chocolate pode prevenir cáries e perdas de dentes, segundo pesquisadores japoneses. Eles descobriram que partes do grão de cacau, o principal ingrediente do chocolate, combatem bactérias na boca, publicou a revista New Scientist na quarta-feira.

Takashi Ooshima e sua equipe, da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram que a casca do grão de cacau (CBH) - a parte externa do grão, que normalmente não é utilizada na produção do chocolate - é uma fonte potente de agentes antibacterianos. "Pode ser possível usar o extrato de CBH em um líquido anti-séptico bucal ou acrescentá-lo na pasta de dente", disse Ooshima à revista. Ele sugeriu ainda que a casca do grão pode ser usada na fabricação do chocolate, o que faria bem aos dentes.

Os pesquisadores descobriram que ratos que tiveram CBH acrescentada a sua água tinham dentes mais saudáveis. Agora, eles pretendem testar as descobertas em dentes humanos.

David Beighton, do Instituto Dental de King e St Thomas, em Londres, acredita que as substâncias ativas encontradas na casca do grão de cacau também estão presentes em outras plantas, como algumas mascadas na África.

"Certamente, eles têm efeitos", disse Beighton à New Scientist. "Entretanto, uma boa higiene oral, em vez de comer muito chocolate, é a forma de manter dentes saudáveis", acrescentou Beighton.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários