Notícias de saúde

Diabete Entre Adultos Aumenta 33% nos EUA

Por Mike Cooper

ATLANTA (Reuters) - O número de casos de diabete entre adultos norte-americanos cresceu em um terço durante a década de 90 e mais aumentos são esperados devido à prevalência da obesidade e diminuição da atividade física, afirmaram na quarta-feira autoridades de saúde dos Estados Unidos.

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram que a prevalência de diabete diagnosticada cresceu rapidamente em todas as regiões, todos os grupos demográficos e em quase todos os Estados durante a última década.

"Este é um problema substancial. E está piorando", disse Frank Vinicor, diretor do programa de diabete dos CDC.

De acordo com a pesquisa dos CDC, publicada na edição de setembro de Diabetes Care, a doença aumentou 33 por cento em todo o país entre 1990 e 1998, mas cresceu 70 por cento entre pessoas com 30 a 39 anos e 40 por cento entre pessoas com 40 a 49 anos.

"Se não fizermos nada a respeito, veremos problemas de saúde maiores e gastos enormes associados a complicações de diabete", afirmou Vinicor.

Ele explicou que o aumento nos casos de diabete ocorreu devido ao crescimento da obesidade e declínios na atividade física. Metade dos adultos norte-americanos é considerada acima do peso.

"Este estudo fornece uma mensagem clara de que o estilo de vida norte-americano, incluindo a falta de atividade e nutrição pobre, está tendo uma influência dramática em nossa saúde e irá aumentar, em último caso, a necessidade de atendimento de diabete no futuro", avaliou Jeffrey Koplan, diretor dos CDC, em um pronunciamento.

Segundo os CDC, a monitoração e o tratamento da diabete por profissionais de saúde pode reduzir complicações como cegueira, amputações, insuficiência renal e enfarte.

De acordo com os CDC, a diabete é a sétima maior causa de morte nos EUA, provocando mais de 300.000 mortes prematuras todo ano. Cerca de 800.000 novos casos são diagnosticados anualmente.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que cerca de 5 milhões de brasileiros sofrem com a doença. Destes casos, cerca de 95 por cento correspondem a diabete do tipo 2 (não-dependente de insulina), que normalmente atinge pessoas obesas com mais de 35 anos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários