Notícias de saúde

Exercícios físicos combatem a depressão em pacientes pós-AVC

29 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Os exercícios podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão após a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Isso é o que concluiu um novo estudo publicado no último número da revista Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores do University of Kansas Medical Center e de várias outras Instituições americanas se debruçaram sobre um tema importante: até que ponto os exercícios físicos realizados por pacientes após um AVC seriam capazes de reduzir os sintomas de depressão?

Os investigadores avaliaram cem sobreviventes de AVC que tinham completado a reabilitação da fase aguda. Em relação à intervenção realizada, foi praticado um programa progressivo de exercícios físicos estruturado, de 3 meses de duração.

Os resultados da pesquisa foram bastante claros: os sintomas de depressão não limitam o ganho na função física devido ao exercício. Mas verificou-se também que o exercício pode contribuir para melhorar a qualidade melhorada de vida nos pacientes com depressão pós AVC.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. Online Early. doi:10.1111/j.1532-5415.2006.00573.x.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários