Notícias de saúde

Vasos artificiais podem substituir artérias danificadas

24 de junho de 2005 (Bibliomed). Um novo estudo acaba de revelar que vasos sanguíneos, como os usados nas cirurgias de ponte de safena, poderiam ser desenvolvidos artificialmente em laboratório. Cientistas desenvolveram uma técnica de bioengenharia que permite criar novos vasos sangüíneos à partir das células de pacientes de meia-idade e idosos.

Artérias artificiais poderiam ser usadas em operações de bypass coronário dentro de apenas cinco anos, segundo um novo estudo realizado no Duke University Medical Center em Durham, Carolina do Norte. Idealmente, os novos vasos deveriam ser criados à partir das próprias células de um paciente para evitar problemas de rejeição de sistema de defesas. Segundo os investigadores, há uma grande necessidade por alternativas viáveis para ajudar no tratamento de pacientes com doenças das artérias coronárias ou doença arterial periférica.

A nova técnica de criação dos vasos sangüíneos usa a terapia genética para rejuvenescer as células; nas técnicas de crescimento vascular anteriormente tentadas, o crescimento da célula pára antes de tivesse uma chance para construir uma artéria utilizável. Para criar as novas artérias, os investigadores prepararam um tubo esponjoso feito de plástico biodegradável, sobre o qual se assentavam células de músculo lisas modificadas.

A nova descoberta foi divulgada na semana passada na revista The British medical Journal.

 

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários