Notícias de saúde

Descoberto gene responsável pela perda de cor dos cabelos no envelhecimento

27 de dezembro de 2004 (Bibliomed). Cientistas americanos do Dana-Farber Cancer Institute de Boston e do Boston Children's Hospital descobriram um gene que, acreditam, desencadeie a perda de cor dos cabelos no interior dos folículos pilosos. Segundo os pesquisadores, os achados poderiam abrir caminho para tratamentos com medicamentos visando a corrigir versões defeituosas deste gene.

O grupo de cientistas, conduzido pelo Dr David Fisher, fez a descoberta enquanto investigava um tipo de câncer, o melanoma maligno.

O couro cabeludo contém um reservatório de células tronco adultas, ligadas à produção da coloração do cabelo. Ao se estudarem camundongos mais velhos, verificou-se que a medida que seu pelo se tornava cinza, as células tronco nos folículos pilosos diminuíam, e às vezes começavam a se desenvolver na parte errada do folículo do cabelo.

As células tronco normalmente evoluem para melanócitos, que fornecem pigmento ao cabelo. Ao invés disso, os melanócitos apareceram em locais errados, o que significou que eles não geraram pigmentos para os fios de cabelo.

 

Fonte: Science Online, December 23.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários