Notícias de saúde

Controlar o estresse poderia reverter cabelos brancos

02 de agosto de 2021 (Bibliomed). A medida que as pessoas envelhecem ou são submetidas ao estresse, os cabelos se tornam brancos. Agora, um novo estudo da Universidade de Columbia é o primeiro a oferecer evidências quantitativas ligando o estresse psicológico ao cabelo grisalho nas pessoas. E embora possa parecer intuitivo que o estresse pode acelerar o envelhecimento, os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a cor do cabelo pode ser restaurada quando o estresse é eliminado.

O estudo, publicado em 22 de junho de 2021 na eLife, tem um significado mais amplo do que confirmar especulações antigas sobre os efeitos do estresse na cor do cabelo. Os pesquisadores analisaram cabelos individuais de 14 voluntários. Os resultados foram comparados com o diário de estresse de cada voluntário, no qual os indivíduos foram solicitados a revisar seus calendários e avaliar o nível de estresse de cada semana. A intensidade da pigmentação foi capturada dinamicamente em um microscópio motorizado com aumento de 10 ×. Crédito: Columbia University Irving Medical Center/eLife.

Os investigadores notaram imediatamente que alguns fios de cabelo grisalhos recuperavam naturalmente sua cor original. Quando os cabelos foram alinhados com os diários de estresse, foram reveladas associações marcantes entre estresse e cabelos grisalhos e, em alguns casos, uma reversão do envelhecimento com o desaparecimento do estresse.

Para entender melhor como o estresse causa cabelos grisalhos, os pesquisadores também mediram os níveis de milhares de proteínas nos cabelos e como os níveis de proteínas mudaram ao longo do comprimento de cada cabelo. Mudanças em 300 proteínas ocorreram quando a cor do cabelo mudou, e os pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que sugere que mudanças induzidas pelo estresse nas mitocôndrias podem explicar como o estresse torna o cabelo grisalho.

Fonte: eLife. DOI: 10.7554/eLife.67437.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários