Notícias de saúde

Células de Cabelo Podem Ajudar a Tratar Doença de Pele

BOSTON (Reuters) - Células-tronco em folículos pilosos têm uma função maior do que fazer crescer cabelo. Elas podem ajudar a pele a crescer e poderiam ser usadas em novos tratamentos de doenças cutâneas como psoríase ou certos tipos de câncer de pele, sugere um novo estudo.

Tung-Tien Sun, da Universidade Nova York, e Robert Lavker, da Universidade da Pensilvânia, relatam na edição de sexta-feira da revista Cell que acompanharam a migração de células-tronco altamente adaptáveis de folículos pilosos para a superfície da pele, onde essas células assumem a tarefa de formar novo tecido.

A pesquisa é fruto de estudos feitos na década de 70, quando biólogos descobriram que se uma porção grande da superfície da pele de um rato ou camundongo fosse arranhada, ao crescer de novo, "ela se formou em pequenas ilhas centradas ao redor de aberturas de folículos pilosos", disse Lavker.

Agora, ele e Sun acompanharam o movimento das células envolvidas, localizadas em uma área bem protegida do folículo abaixo da pele.

"Uma vez que conseguimos seguir de perto especificamente estas células, foi só uma questão de ver onde elas iam ao longo do tempo", disse Lavker.

Ele acrescentou que a pesquisa pode ser útil no desenvolvimento de tratamentos para doenças de pele, pois células-tronco de folículos pilosos contribuem para o crescimento da pele que, quando atinge níveis excessivos, pode causar psoríase e algumas formas de câncer.

A pesquisa não traz má notícias para os carecas, afirmou Lavker. Mesmo que o cabelo não esteja crescendo dos folículos, eles ainda podem abrigar células-tronco para ajudar a pele a se regenerar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários